sexta-feira, 20 de abril de 2018

Linha Sève, da Natura, passa a ter embalagem 100% reciclada

Mudança é uma das ações da empresa que contribui para proteger a Terra, ao evitar o descarte ao equivalente a mais de 900 mil garrafas PET na natureza



São Paulo, 20 de abril de 2018 – Ao focar no aumento do uso de materiais de menor impacto ambiental em suas embalagens, a Natura contribui para lidar com um dos principais desafios ambientais apontados por organizações não-governamentais no Dia Mundial da Terra, celebrado no dia 22 de abril: o crescente acúmulo de resíduos, principalmente plástico, no planeta. De acordo com estudo publicado no Fórum Mundial de Davos, no ritmo atual de produção e descarte de resíduos, os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050.

Neste cenário, reutilizar essa matéria-prima é essencial. Com embalagens reformuladas, a linha Sève, da Natura, passou a ter 100% de PET reciclado na composição de seus frascos, uma iniciativa que contribui para evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza anualmente, o equivalente a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros.

Esses materiais, que seriam descartados como resíduos, passam por um processo de transformação que permite reutilizá-lo em embalagens, prolongando sua vida útil. Esse processo, desenvolvido para garantir a segurança dos consumidores, envolve a triagem, lavagem e moagem dos resíduos plásticos, então transformados em resinas que vão dar origem às novas embalagens do produto. Além de Sève, também a linha Ekos conta com 100% de PET reciclado em sua composição. Natura Homem, Tododia, Plant e Tez também estão progressivamente incluindo plástico reciclado na composição de seus frascos.

O uso de PET reciclado nas embalagens pela Natura favorece o meio ambiente e têm também um impacto social, ao fortalecer a cadeia de reciclagem e produção de embalagens. “As embalagens recicladas pós-consumo, por exemplo, têm origem em cinco cooperativas de catadores no interior de São Paulo. Isso faz com que resíduos que iriam para o aterro sanitário tenham um novo uso. Ao priorizarmos cadeias de fornecimento que tenham a participação de cooperativas de catadores, buscamos maior impacto socioambiental positivo”, afirma Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura.

Hoje, a resina PET pós-consumo usada em embalagens Natura é fornecida pelo grupo  GlobalPack, que compra garrafas PET de cinco cooperativas, em Paulínia e Campinas. Essa cadeia é rastreada e homologada, contribuindo para um modelo de negócios que busca melhor gestão organizacional, valorização dos aspectos socioambientais, boas práticas de produção e qualidade nas relações de trabalho.

Além do uso de materiais reciclados pós-consumo, a Natura também investe no aumento do uso de polietileno verde (PE verde), plástico produzido a partir do etanol de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável, enquanto os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. O PE verde apresenta mesmo potencial de reciclagem que o PE tradicional, com o benefício de impactar menos na emissão de gases do efeito estufa, que causam mudanças climáticas.  Os refis de Sève também usam PE verde, o que evita a emissão de 70 toneladas de carbono por ano, uma redução de gases de efeito estufa equivalente a 12 viagens de carro em volta da Terra.
Saiba mais sobre as embalagens sustentáveis da Natura em: http://www.natura.com.br/sustentabilidade/embalagem-sustentavel

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Santiago e Buenos Aires. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter YouTube.

Natura na França https://www.naturabrasil.fr/fr
Natura na Argentina http://naturacosmeticos.com.ar
Natura no Chile http://natura.cl 



Conteúdo enviado pela assessoria da marca. Post publicado gratuitamente.


Beijos e boa semana!

0 comments:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela gentileza de comentar, sempre que puder estarei retribuindo,Beijos e um lindo dia!!
@QueMakeUp

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.